Termos de Uso

Política de utilização
O propósito da FAROS Educacional, em oferecer este ambiente virtual de educação a distância, é permitir uma expansão nas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional,  valendo-se da participação em processos educativos mediados pela internet. Paralelamente, esperamos contribuir para a disseminação de uma cultura de utilização das novas tecnologias – principalmente a internet – pela comunidade de servidores e magistrados de nossa Instituição.

1 - Conceitos
Educação a distância é um termo que designa os processos educativos mediados pelas diversas tecnologias de comunicação e informação.
O Lerni é o ambiente virtual de educação a distância da FAROS Educacional
Por processos educativos, compreendemos: 

  1. os cursos pela internet, em que os conteúdos são pré-estruturados e o percurso de aprendizagem é avaliado ao longo do tempo; e 
  2. as oportunidades de interação possibilitadas pelos ambientes virtuais das comunidades de profissionais, de setores da Instituição ou de debates de temas específicos e de interesse geral. 

2 - Termos utilizados

  1. Plataforma: refere-se ao sistema Lerni, ou Ambiente Virtual de Aprendizagem, e todos os seus recursos disponíveis.
  2. Ambiente: refere-se ao espaço dentro da plataforma usado para interação acadêmica (disciplinas, cursos, grupo de estudos etc.)
  3. Usuário: utilizador da plataforma, registrado e identificado por login e senha.
  4. Gestor: usuário com função de administração dentro do ambiente, controlando todo seu conteúdo (na Plataforma essa função é denominada professor).
  5. Chave de inscrição: senha ou código utilizado pelo gestor para controlar o acesso de usuários ao seu ambiente.
  6. Backup: ato de exportar da plataforma o conteúdo total ou parcial de um ambiente, podendo ser restaurado posteriormente.
  7. Importação: ato de transferir conteúdo total ou parcial de um ambiente para outro dentro da plataforma.

3 - As regras

  1. Todos os ambientes virtuais (comunidades e cursos) oferecidos neste site são voltados para o público.
  2. Podem ser debatidos, nas comunidades de prática e de aprendizagem, o intercâmbio de experiências profissionais de sucesso; a identificação de rotinas de trabalho passíveis de melhoria; e outros temas diretamente relacionados à prática das diversas categorias profissionais de nossa Instituição, visando ao seu aperfeiçoamento continuado.
  3. São vedados os debates que envolvam assuntos estranhos aos temas relacionados no item anterior. 
  4. Espera-se dos usuários um comportamento apropriado, condizente com as normas para o exercício das atividades de sua categoria profissional. Caso apresente conduta inadequada ou faça uso de linguagem vulgar, ofensiva ou abusiva, será advertido pela FAROS Educacional. Persistindo o comportamento inadequado, será providenciada a sua exclusão do curso.
  5. O sistema não pode ser utilizado para outros fins que não sejam para atividades de aprendizagem.
  6. Ao entrar em um ambiente virtual, o participante concorda em receber cópias das mensagens dos fóruns relacionados ao mesmo ambiente, em seu endereço eletrônico. Caso deseje, poderá suspender o recebimento das mensagens, clicando no link que aparece ao final dessas cópias, para cada um dos fóruns em que estiver inscrito. 

4 - Da utilização da plataforma

  1. O acesso à Plataforma se dá por meio do cadastro na página inicial. Os dados fornecidos durante a realização do cadastro serão mantidos em sigilo e não serão utilizados para outros fins, nem repassados a terceiros.
  2. Esta Plataforma destina-se exclusivamente a atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão, grupos de estudo, capacitações e treinamento de pessoal) podendo ser utilizados por toda a comunidade acadêmica (professores, alunos e técnicos), exercendo a função de gestor ou estudante do ambiente.
  3. A Plataforma não poderá ser utilizada para divulgação de conteúdos não acadêmicos, ofensivos, ameaças e discriminações de qualquer espécie.
  4. Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela FAROS Educacional.
  5. Qualquer usuário da Plataforma é responsável pelo cumprimento deste regulamento, não podendo evocar o seu desconhecimento.

5 - Do conteúdo

  1. Os usuários terão de respeitar a propriedade intelectual, não copiando, modificando, usando ou divulgando em todo ou em parte, textos, artigos, programas ou qualquer outro material, sem a permissão do seu autor.
  2. Aos usuários é rigorosamente proibido o envio de arquivos (upload) que tenham como finalidade a decodificação de senhas, a leitura de dados de terceiros, conteúdo pornográfico, propagação de vírus, destruição de outros arquivos ou o não funcionamento da Plataforma.
  3. A FAROS Educacional reserva-se o direito de excluir usuários que não cumpram as normas expostas, usem linguagem ou elementos gráficos inconvenientes ou ofensivos.

 

6 - Das atribuições dos usuários

  1. Todos os usuários da Plataforma têm de fornecer todos os dados solicitados no momento da inscrição. Esses dados são pessoais e intransferíveis e devem ser mantidos em sigilo e utilizados apenas para a autenticação no sistema.
  2. Qualquer usuário deverá proceder de forma responsável, garantindo o sigilo da sua senha e chave de inscrição de disciplina de forma a evitar a sua utilização fraudulenta.
  3. Os usuários que permaneçam mais de 1 (um) ano sem acessar a Plataforma terão seus cadastros excluídos automaticamente.
  4. Sendo esta uma Plataforma de trabalho colaborativo, todos os usuários registrados devem identificar-se com uma fotografia de rosto, atualizada (editar perfil do utilizador).

7 - Da gestão do ambiente

  1. A criação do ambiente deverá ser solicitada conforme orientações disponíveis nos tutoriais localizados na Plataforma.
  2. Prazo para atendimento do item “a” deste capítulo será de dois dias úteis, devendo o solicitante entrar em contato com o suporte técnico caso o prazo seja excedido.
  3. Cabe ao gestor o controle de acesso ao ambiente pelos seus usuários (fornecimento da chave de inscrição ou inscrição manual).
  4. A exclusão do ambiente acontecerá nas seguintes situações:
    1. quando se tratar de disciplinas semestrais: de forma automática contando 2 (dois) semestres da sua criação, ficando disponível para os usuários apenas o semestre vigente mais o semestre anterior; 
    2. quando se tratar de demais atividades: com a ausência de acessos no intervalo de 1 (um) ano;
    3. caso seja descumprido o item “d)” do capítulo 3;
    4. a pedido do gestor;
  5. As responsabilidades do backup ou importação das informações do conteúdo do ambiente cabem ao gestor.
  6. O gestor do ambiente é responsável pela inserção do conteúdo das atividades e avaliações disponibilizadas na Plataforma de aprendizagem, devendo zelar pela legitimidade dessas informações.
  7. O gestor deve manter a equipe de suporte técnico informada sobre eventuais falhas ou deficiências no sistema.

8 - Penalidades pelo uso impróprio

  1. Qualquer usuário que violar os termos deste documento estará sujeito à ação disciplinar consistente com a natureza da violação, incluindo suspensão ou cancelamento de inscrições e privilégios de acesso.